Onda de calor afeta várias regiões da Índia

Onda de calor afeta várias regiões da Índia
REUTERS/Anushree Fadnavis

Várias pessoas são obrigadas a continuar a trabalhar ao sol quando as temperaturas rondam os 50 graus.

Uma forte onda de calor está a assolar a capital de Nova Deli. Os termómetros ultrapassam os 45 graus celsius e há zonas em que quase chegam aos 50 graus.

Temperaturas limite mas que, ainda assim, não são razão para muitos indianos deixarem de trabalhar.

“Está muito calor mas se não trabalharmos o que é que iremos comer? Durante alguns dias trabalhamos e depois descansamos um pouco por estamos demasiado cansados devido ao calor”, explicou à Reuters Yogendra Tundre, trabalhador na construção civil.

Quem trabalha ao ar livre é quem mais sofre com as altas temperaturas que se têm feito sentir desde o início do ano. As fracas condições de trabalho, exacerbadas pelo calor intenso, deixam a nu a pobreza extrema de parte da população, que não tem alternativa se não trabalhar sob temperaturas recorde. 

As temperaturas altas são comuns na Índia, especialmente em maio e junho, mas este ano, começaram especialmente altas a partir de março. Logo nessa altura, as primeiras medidas de temperaturas recolhidas foram as mais altas em 122 anos.

Os especialistas avançam que as altas temperaturas tão cedo no ano podem estar relacionados com as alterações climáticas e que cerca de um bilião de pessoas na Índia e no vizinho Paquistão poderão estar de alguma forma em risco com as altas temperaturas.

Desde março que mais de 20 pessoas terão morrido como consequência do calor extremo no país.