Possibilidade de cessar-fogo está do lado do Hamas

Possibilidade De Cessar Fogo Esta Do Lado Do Hamas
© REUTERS

Israel propõe pausa na intervenção militar para a libertação de reféns em troca de prisioneiros palestinianos. Ajuda humanitária na faixa de Gaza também está a ser negociada.

O Egito, principal mediador da última tentativa de cessar-fogo em Gaza entre Israel e o Hamas, aguarda o regresso ao Cairo de uma delegação do grupo palestiniano “com uma resposta por escrito” à última proposta de tréguas.

“A delegação do Hamas deixou o Cairo, mas vai regressar com uma resposta por escrito à proposta de tréguas”, disseram fontes egípcias de “alto nível”, segundo o canal de televisão Al QaheraNews, do Cairo.

A delegação, chefiada por um membro do gabinete político do Hamas, Khalil al-Haya, manteve ontem “conversações prolongadas” com responsáveis da segurança egípcia tendo explicado a nova proposta de cessar-fogo em Gaza.

A presença de Khalil al-Haya no Cairo seguiu-se a conversações de altos funcionários egípcios da segurança em Israel, na sexta-feira, num novo esforço de aproximação entre Israel e o Hamas, com vista a uma pausa que permita a troca de prisioneiros por reféns e o aumento da ajuda aos civis de Gaza.

Fontes e meios de comunicação egípcios transmitiram uma mensagem ontem, afirmando que os mediadores tinham testemunhado “uma resposta notável” dos negociadores do Hamas durante as reuniões.

Os meios de comunicação social israelitas noticiaram na segunda-feira que estava prevista a chegada de uma delegação israelita ao Cairo.

Estes novos contactos coincidem com a pressão dos Estados Unidos e dos principais intervenientes europeus no sentido de uma trégua que permita a libertação dos reféns detidos pelo Hamas desde o ataque de 7 de outubro de 2023 contra Israel e o aumento da ajuda aos habitantes de Gaza.

Além da visita do Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, ao Médio Oriente, a sétima desde outubro do ano passado e que teve início na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discutiu, ontem, por telefone os esforços em curso com o Presidente egípcio Abdelfatah al Sisi e o Emir do Qatar Tamim bin Hamad al Thani.