Resgatados trabalhadores presos em túnel na Índia

Resgatados trabalhadores presos em túnel na Índia
REUTERS

Foram hoje resgatados os 41 trabalhadores que ficaram presos num túnel rodoviário em construção. Os homens estiveram retidos 17 dias.

Ao fim de 17 dias foi vista a luz ao fundo do túnel: literalmente. Após trabalhos intensos as equipas de resgate conseguiram alcançar os 41 trabalhadores presos num túnel rodoviário em construção no norte da Índia.

As famílias foram chamadas até ao local, na cidade de Silkyara, em Uttarakhand, tal como equipas médicas de emergência para prestarem os primeiros cuidados aos resgatados.

Mais de duas semanas depois do acidente, as equipas de resgate conseguiram alcançar os trabalhadores e colocar um tubo de 90 centímetros pelo qual estes foram retirados um a um.

Os trabalhadores ficaram presos no túnel no passado dia 12 de novembro, após deslizamento de terras que provocou a derrocada de uma parte do túnel de 4,5 quilómetros que estavam a construir, a cerca de 200 metros da entrada.

Os trabalhos de resgate foram fortemente dificuldades pela necessidade de cortar barras de metal para chegar aos trabalhadores assim como pela dificuldade de perfurar solo solto e rocha.

Desde essa altura que os homens mantêm o contacto com as equipas de resgate. Nos primeiros dias, o grupo sobreviveu com alimentos secos mas depois foi possível fornecer refeições quentes, além de água e oxigénio o que permitiu garantir a sobrevivência destas pessoas.