Rússia ameaça retaliar contra novas sanções

Rússia ameaça retaliar contra novas sanções

União Europeia pode adotar hoje o quinto pacote de sanções contra o país.

A Rússia ameaça tomar medidas de represália caso a União Europeia (UE) venha a adotar hoje o quinto pacote de sanções contra o país, disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Alexander Grushko.

“É evidente que vamos tomar medidas de represália, assim como vamos desenvolver medidas apropriadas para protegermos os nossos legítimos interesses nos setores da economia e em outras áreas”, indicou Grushko à agência Interfax. 

Devido à campanha militar da Rússia, a União Europeia deve aprovar mais uma série de sanções contra o país, nomeadamente proibindo a importação de carvão russo. 

As novas sanções do bloco europeu vão ser discutidas hoje em Bruxelas.

Além dos cortes na importação de carvão, que pode constituir a primeira ação conjunta da União Europeia contra o setor da energia da Rússia, o quinto pacote pode proibir as transações com quatro bancos russos e o fim de exportações de tecnologia, madeira, marisco e licores europeus para a Rússia. 

Bruxelas quer também impedir o acesso de navios russos a portos europeus e restringir o trânsito rodoviário aos operadores da Rússia e da Bielorrússia.  

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.480 civis, incluindo 165 crianças, e feriu 2.195, entre os quais 266 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra também causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,2 milhões para os países vizinhos.