Truss demite ministro das Finanças

Truss demite ministro das Finanças
REUTERS/Dylan Martinez

Kwasi Kwarteng torna-se na primeira baixa no Governo de Liz Truss, no poder há cerca de um mês. Primeira-ministra está sob forte contestação.

Não foi um início de mandato fácil para Liz Truss. A recém-chegada Primeira-ministra britânica está sob forte contestação com o país a enfrentar uma forte taxa de inflação e aumento do nível de vida.

A primeira cabeça a rolar foi a de Kwasi Kwarteng, ministro das Finanças, numa altura que o orçamento e política financeira apresentados pela Primeira-ministra estão a sofrer várias críticas.

Jeremy Hunt, antigo ministro da Saúde britânico, que disputou a liderança do partido com Boris Johnson, irá assumir a pasta. 

A imprensa britânica dá conta de que Liz Truss está mesmo a receber pressões do interior do partido Conservador para recuar em algumas das medidas, nomeadamente os cortes fiscais anunciados.

Liz Truss dará uma conferência de imprensa esta sexta-feira para anunciar formalmente a decisão e na qual é esperada a reversão das medidas anunciadas no mini-orçamento, devido às pressões dos mercados e das sondagens, que neste momento se apresentam extremamente desfavoráveis para a Primeira-ministra.

A economia do Reino Unido tem estado sob forte pressão nas últimas semanas, com os juros da dívida a subirem e o valor da libra a cair abruptamente. A taxa de inflação do país está a atingir valores históricos bem como o custo de vida.