Ucrânia: Uso de armas nucleares é “possibilidade remota” diz Stoltenberg 

Ucrânia: Uso de armas nucleares é “possibilidade remota” diz Stoltenberg 
REUTERS/Yves Herman
PUB

Secretário-geral da NATO disse que “uma linha muito importante será ultrapassada” se a Rússia usar armas nucleares e ação teria “consequências severas”.

As declarações foram dadas esta tarde após uma reunião dos ministros da Defesa em Bruxelas. Jens Stoltenberg acredita que a hipótese de utilização de armas nucleares por parte da NATO é “extremamente remota”, apesar das ameaças contínuas por parte da Rússia.

O secretário-geral da NATO garantiu, no entanto que, se a Rússia utilizar armas nucleares no atual conflito, “uma linha muito importante será ultrapassada”, o que levaria a “consequências severas” por parte da aliança atlântica.

“A retórica nuclear da Rússia é irresponsável e perigosa, mas eles sabem que se usarem armas nucleares contra a Ucrânia, isso terá graves consequências e estão também cientes que uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve acontecer”, afirmou.

Stoltenberg garantiu que os avisos da NATO são para levar a sério e que não serão aceites intimidações por parte de Moscovo. “Levamos as ameaças a sério e mantemo-nos alerta, mas não nos vamos deixar intimidar”, afirmou.