UE: Ministros da Defesa e Negócios Estrangeiros discutem apoio à Ucrânia

ue ministros da defesa e negocios estrangeiros discutem apoio à ucrania
© D.R.

Os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros da União Europeia reúnem-se em Toledo, Espanha, com apoio à Ucrânia em destaque na agenda de trabalhos.

Entre hoje e amanhã, os ministros da Defesa dos 27 vão avaliar o apoio político-militar dado à Ucrânia, um ano e meio depois do início da invasão russa. A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, participa na reunião.

Já na quinta-feira, os ministros com a pasta da diplomacia dos Estados-membros da União Europeia (UE) participam numa reunião informal, apelidada de ‘Gymnich’, aludindo ao castelo alemão onde decorreu a primeira destas reuniões. O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, irá estar presente na reunião.

A discussão em Toledo vai centrar-se em como é que os Estados-membros da UE podem ir mais longe no apoio ao país invadido. O Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (MEAP) já foi acionado sete vezes para apoiar a Ucrânia, totalizando quase seis mil milhões de euros. Uma oitava parcela de 500 milhões de euros aguarda aprovação, que poderá ocorrer durante estas reuniões.

Como maneira de continuar a ‘apertar o cerco’ à Rússia e aos países que a ajudam, os ministros também poderão discutir o mais um pacote de sanções ao Kremlin, a pessoas e empresas que contribuem para a invasão ou que ajudam a Rússia a contornar as sanções já impostas.