António Costa e Pedro Nuno Santos terminam reunião em São Bento

Governo alarga situação de contingência até domingo
EPA/JJ GUILLEN

Encontro aconteceu na sequência da polémica com a nova solução aeroportuária para Lisboa anunciada pelo ministro das Infraestruturas. Pedro Nuno Santos dará conferência de imprensa hoje à tarde. 

O gabinete de António Costa anunciou esta manhã que o despacho que anunciava a decisão e os seus detalhes foi revogado pelo Primeiro-ministro, que alegou a necessidade de negociar com a oposição, desautorizando dessa forma Pedro Nuno Santos.

António Costa estava em Madrid em representação de Portugal na cimeira da NATO aquando do anúncio. Numa conferência de imprensa realizada esta manhã, António Costa foi questionado cerca de quatro vezes sobre o tema mas recusou-se sempre a responder aos jornalistas sobre a matéria.

O primeiro-ministro viajou de seguida para Lisboa.  

Já Pedro Nuno Santos foi esta manhã substituído no Concelho de Ministros, tendo-se deslocado até São Bento para reunir com António Costa.

O tema está a dominar a atualidade política do país. De acordo com o jornal Público, Pedro Nuno Santos não tenciona apresentar um pedido de demissão, tendo já comunicado a decisão ao primeiro-ministro.

O ministro não prestou qualquer declaração à saída do encontro mas foi marcada uma conferência de imprensa para as 16h30 no Ministério das Infraestruras e Habitação. 

Durante a manhã desta quinta-feira também Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre a polémica tendo, também ele, recusado falar sobre o tema.