Confirmados 297 casos de varíola dos macacos em Portugal

297 casos de varíola dos macacos

A Direção-Geral da Saúde confirmou mais 21 infeções de varíola dos macacos, em homens entre os 19 e os 21 anos.

A Direção Geral da Saúde confirmou, esta segunda-feira, mais 21 casos de infeções pelo vírus Monkeypox em Portugal, subindo para 297 o número total de casos. 

A maioria das infeções ocorreram em Lisboa e Vale Do Tejo, no entanto, as regiões do Norte e Algarve têm também registos. Todos os casos são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a mirai menos de 40 anos. Os dados foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Os casos identificados estão a ser acompanhados clinicamente e encontram-se estáveis. De forma a avaliar o surto a nível nacional e internacional, está a ser recolhida e analisada informação através de inquéritos epidemiológicos.

A DGS continua ainda a acompanhar a situação em articulação com as instituições europeias. 

Os casos do vírus Monkeypox superam os 2.000 em 36 países, em zonas onde a doença não é endémica de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o documento, os países com mais casos confirmados são o Reino Unido, Espanha, Portugal, Alemanha, Canadá e França, sendo a Europa a região mais afetada, com 26 países com casos positivos.