Conselho de Ministros aprova redução das taxas do IRS até ao 8.º escalão

Presidente Da Republica Indigitou Luis Montenegro Como Primeiro Ministro

Medida perfaz um total de redução do imposto de 1.539 milhões de euros face a 2023.

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta que reduz as taxas do IRS até ao 8.º escalão, anunciou o primeiro-ministro, indicando que a medida perfaz um total de redução do imposto de 1.539 milhões de euros face a 2023.

“Foi aprovada uma proposta de lei que será ainda hoje remetida à Assembleia da República” com uma “diminuição das taxas em sede de IRS até ao 8.º escalão de rendimentos”, disse Luís Montenegro no final do Conselho de Ministros, em Lisboa.

O primeiro-ministro afirmou ainda que esta “diminuição estimada pelo Governo tem um valor global que perfaz face a 2023 uma redução de 1.539 milhões de euros”.

Assim, precisou o primeiro-ministro, o impacto da medida hoje aprovada pelo Conselho de Ministros ascende a uma redução adicional de 348 milhões de euros, valor que corresponde à diferença entre a redução de 1.191 milhões de euros em vigor desde janeiro e a nova redução de taxas agora hoje aprovada.

“Face àquilo que o governo anterior tinha estimado, há um impacto de maior dimensão”, afirmou, sustentando que a informação dos serviços do Ministério das Finanças indica que as medidas de redução do IRS que entraram em vigor com o Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) foi inferior aos 1.300 milhões de euros estimados pelo executivo anterior.

A proposta do Governo vai agora ser remetida para o parlamento, que já agendou o debate para o dia 24 de abril.