Emigração portuguesa para o Reino Unido continua em queda

emigracao portuguesa para o reino unido continua em queda
© Envato

A tendência de haver cada vez menos portugueses a optar pelo Reino Unido para viver mantém-se, de acordo com estatísticas oficiais publicadas hoje pelo Governo britânico.  

O Ministério do Trabalho revelou hoje que se registaram na segurança social britânica 6 451 portugueses entre junho de 2022 e junho de 2023, menos 43% do que os 11 335 inscritos nos 12 meses anteriores. 

A inscrição na segurança social é um requisito para poder trabalhar ou receber apoios sociais no país e um indicador usado para calcular os fluxos demográficos. 

A redução do número de portugueses confirma a tendência verificada em 2022, que contabilizou uma queda de 41% para 7 941 inscrições de portugueses na segurança social britânica, contra 13 55,1 em 2021. 

Estima-se que residam no Reino Unido cerca de 400 mil portugueses, a maioria dos quais instalados desde a década de 2010. 

Desde 2021 que os cidadãos europeus deixaram de beneficiar de liberdade de circulação no Reino Unido, na sequência da saída do país da União Europeia, processo conhecido por ‘Brexit’ desencadeado por um referendo em 2016. 

O Governo britânico impôs desde então novas regras mais rígidas, estando os europeus sujeitos a um novo sistema que exige o cumprimento de certas condições, como um contrato de trabalho, salário mínimo e conhecimentos de língua inglesa.