Enfermeiros no IPO de Lisboa pedem escusa de responsabilidade

Enfermeiros no IPO de Lisboa pedem escusa de responsabilidade
Photo by Anna Shvets on Pexels.com

São vários os constrangimentos nos cuidados intensivos na unidade. Algumas cirurgias no IPO de Lisboa têm sido adiadas. 

Já são vários os enfermeiros do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa a pedir escusa de responsabilidade. O motivo é a falta de meios do hospital. Faltam cerca de 400 profissionais de saúde, a maioria enfermeiros.

Por este motivo são vários os constrangimentos nos cuidados intensivos, ao ponto de algumas cirurgias terem sido adiadas. 

O número de médicos e enfermeiros a pedir escusa de responsabilidade está a aumentar nos hospitais portugueses, mas a situação é mais grave entre os enfermeiros. No IPO, até ao dia 20 de junho, foram entregues 17 pedidos por escusa de responsabilidade, segundo avançou a SIC, que cita números da Ordem dos Enfermeiros. A maioria são enfermeiros que exercem funções em hospital de dia.

A declaração de escusa de responsabilidade serve para acautelar uma eventual responsabilidade disciplinar, civil ou criminal dos profissionais de saúde se algo acontecer com um dos seus doentes. Esta tendência aumentou com a pandemia da Covid-19, quando o setor da saúde se encontrava sobrelotado.