Falta de lampreia leva Penacova a promover outros “sabores do rio”

Falta De Lampreia Leva Penacova A Promover Outros Sabores Do Rio
© Envato

Segundo o autarca local, o sável, enguias e ‘peixinhos do rio’ “são pratos que regularmente estão nas mesas e ementas” dos restaurantes do concelho.

A Câmara de Penacova vai dinamizar entre hoje e final de maio a iniciativa ‘Sabores do Rio’, um evento que, face à falta de lampreia no Mondego, pretende promover pratos regionais de sável, enguias e peixinhos do rio.

“É um evento que pretende promover a nossa gastronomia local, muito ligada ao rio e à influência do Mondego, que atravessa o concelho”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra.

A iniciativa junta 13 restaurantes daquele concelho do distrito de Coimbra, para a promoção de pratos com peixes que são presença habitual no Mondego, como o sável, a enguia ou os peixinhos do rio (pequeninos peixes fritos que são normalmente servidos como petisco).

O evento surge depois de a Câmara de Penacova ter decidido cancelar o Festival da Lampreia deste ano face à falta daquela espécie no Mondego, cujo declínio já levou a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra a pronunciar-se sobre o assunto e a exigir medidas ao Governo.

À falta de lampreia, ex-líbris gastronómico de Penacova, o município decidiu virar-se para outros pratos.

“Tendo em conta o facto de não termos feito o Festival da Lampreia, como era hábito, esta é uma forma de podermos dinamizar a nossa gastronomia, com um evento alternativo”, salientou Álvaro Coimbra.