Grau de ameaça terrorista sobe em Portugal

Prisão preventiva para homem que matou a mulher na via pública em Lisboa. PSP

SIS aumentou nível de alerta de moderado para significativo no rescaldo dos ataques do Hamas realizados em Israel.

Sistema de Segurança Interna (SSI) decidiu elevar o grau de ameaça terrorista em Portugal de moderado para significativo. EM comunicado, o organismo considera que, tendo em conta o contexto do conflito entre Israel e o Hamas “existirem condições que justificam a alteração do grau de ameaça terrorista em Portugal de Moderado para Significativo.

Em comunicado é explicado que o conflito no Médio Oriente “acrescentou mais complexidade à ameaça terrorista de matriz islamista na Europa, tal como ficou patente com a ocorrência de ataques terroristas em solo europeu reconduzíveis a este conflito, mas igualmente enquadráveis no estado de ameaça que impende sobre a Europa”.

Desde dia 9 que tinha sido “coordenado o reforço pontual de medidas adequadas de segurança destinadas a pessoas e estabelecimentos, diplomáticos e outros, considerados de maior sensibilidade ou risco”.

De acordo com o Plano de Coordenação, Controlo e Comando Operacional das Forças e Serviços de Segurança (PCCCOFSS) existem cinco graus de ameaça: 5 – Reduzido; 4 – Moderado; 3 – Significativo; 2 – Elevado; 1- Imediato; e ainda o “Z” – Ameaça Real”.