Infarmed autoriza novo medicamento para cancro da mama

Infarmed autoriza novo medicamento para cancro da mama
Envato

Segundo fonte oficial, o Infarmed autorizou a utilização do medicamento pembrolizumab no cancro de mama triplo negativo.

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) já solicitou ao laboratório titular do fármaco a submissão de um plano de acesso precoce.

O apelo à disponibilização pelo SNS do medicamento pembrolizumab para o tipo de cancro de mama triplo negativo originou duas petições que reuniram 50 mil assinaturas, ambas dirigidas ao Infarmed.

O processo para aprovação deste medicamento começou no ano passado, com “avanços e recuos” mas com os dados recentes, verificou-se que o tratamento em questão é uma “mais-valia terapêutica”, explicou à Lusa de uma fonte do Infarmed.

A mesma fonte, refere que o Infarmed já solicitou o plano de acesso precoce ao titular do fármaco para que os médicos possam pedir o medicamento mediante autorizações excepcionais.

A Comissão Europeia é a entidade que autoriza a introdução no mercado de medicamentos inovadores, após parecer da Agência Europeia de Medicamentos.

Para o medicamento ser utilizado e financiado pelo SNS é necessário demonstrar vantagem terapêutica e vantagem económica face à prática clínica nacional, de forma a  garantir o acesso de todos os cidadãos a terapêuticas inovadoras.