Marcelo recebe “irmãos ucranianos”

Marcelo recebe
Lusa

Chegaram hoje a Portugal 267 refugiados ucranianos.

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu hoje 267 refugiados ucranianos, que aterraram no Aeroporto Figo Maduro, em Lisboa.

O Presidente da República deu as boas-vindas aos “irmãos ucranianos” que escolheram Portugal e enalteceu o esforço de todos os envolvidos na sua receção.

“Em conjunto com várias Câmaras Municipais, foi possível o que viram de sábado para hoje, a chegada de 267 pessoas, metade delas crianças, e muitas mulheres jovens, cheias de gratidão e conforto”, afirmou.

“Estamos a passar a ter mais milhares de irmãos ucranianos na nossa pátria. À sua maneira, esta foi uma história exemplar”, considerou.

O Presidente da República agradeceu o apoio de todos os portugueses num trabalho que passou pela sociedade civil, pela Embaixada da Ucrânia, pelo Governo e pelo voluntariado: “Mostra como Portugal – todo o Portugal, as autoridades, sobretudo o povo português – está com povo ucraniano. Está com o povo ucraniano lá e com o povo ucraniano cá”. 

O centro de acolhimento de emergência de refugiados ucranianos em Lisboa, criado pela Câmara Municipal, já recebeu 235 pessoas, indicou o presidente da autarquia, Carlos Moedas, perspetivando que o fluxo “vai aumentar muito”.