Mau tempo provoca prejuízos de 230 mil euros em Macedo de Cavaleiros

Mau tempo provoca prejuízos de 230 mil euros em Macedo de Cavaleiros
Envato

O concelho de Macedo de Cavaleiros, em Bragança, pede ajuda ao Governo para repor infraestruturas nas aldeias e para a agricultura, devido aos danos causados pelas chuvas, granizo e trovoadas, divulgou hoje o município. 

Durante as duas últimas semanas, a Câmara de Macedo de Cavaleiros esteve a contabilizar os danos das trovoadas sentidas no início do mês de junho e adianta que o valor das perdas foi superior a 230 mil euros. 

A freguesia dos Cortiços foi a mais afetada, mas existem outras aldeias onde as perdas relativas ao cultivo dos cereais são totais e que as hortaliças rondam os 90% .

Paulo Rogão, vereador da autarquia com tutela da proteção civil, avançou à agência Lusa que “serão contactadas a Direção Regional de Agricultura e Pesca do Norte e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, para que sejam encontrados mecanismos para apoiar as explorações agrícolas”.

A autarquia foi a responsável pelo levantamento dos prejuízos e já foi feito o envio dos números para a Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes, que vai remeter às entidades competentes.

Um dos factores que contribuíram para o cenário de destruição das aldeias é o facto delas estarem sobre declives, 

As aldeias são construídas sobre declives e associadas à chuva forte e ao granizo contribuíram para o cenário de destruição, de acordo com o município.

Para além da agricultura, a Estação de Tratamentos de Águas Residuais de Cortiços ficou muito afetada, precisando de “intervenção para repor todo o seu normal funcionamento”.

Perante o estado do Concelho o executivo municipal sugeriu a realização de ações para sensibilizar os agricultores para a algumas práticas culturais com o objetivo de conservar o solo e para limpeza e manutenção das linhas de águas naturais.