Medusa-Tambor avistada em abundância em praias do Algarve

Medusa-Tambor avistada em abundância em praias do Algarve
Envato

O IPMA alertou sobre a ocorrência de avistamentos em abundância da espécie medusa-tambor em praias do Algarve, nomeadamente no Sotavento Algarvio e Lagos.

O GelAvista, programa responsável pela monitorização dos organismos gelatinosos na costa portuguesa, afirmou que recebeu mais de 120 avistamentos da espécie desde a última semana de junho.

Esta ocorrência é comum na costa portuguesa nos meses de verão e outono. O aumento deste acontecimento está associado ao período de reprodução, como também a correntes e ao vento que transportam os organismos até às praias. 

As medusas não devem ser tocadas, mesmo quando aparentam estar mortas nas praias, aconselha o GelAvista, e acrescenta que não se deve tentar devolvê-las ao mar.

O organismo gelatinoso é considerado ligeiramente urticante, por isso, o IPMA aconselha a limpeza da zona afetada com água do mar e a utilização de compressas de gelo durante 15 minutos, caso exista contacto directo com a pele.

A medusa-tambor é de grande dimensão e a sua campânula pode chegar aos 60 cm de diâmetro, por isso o IPMA recomenda que sejam sinalizadas a presença das medusas, e que os nadadores-salvadores saibam da sua localização.