Montenegro tem “comportamentos rurais” e Costa é “lento por ser oriental”

Seis anos de Presidente Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa comparou atual primeiro-ministro com antigo chefe de Governo.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que Luís Montenegro tem “comportamentos rurais” e que António Costa, é “lento por ser oriental”.

São declarações proferidas pelo Presidente da República, ontem, durante um jantar com jornalistas estrangeiros a trabalhar em Portugal e são citadas no jornal brasileiro “Correio Braziliense”. 

“Ele é uma pessoa que vem de um país profundo, urbano-rural, com comportamentos rurais. É muito curioso, difícil de entender, precisamente por causa disso. Agora, é completamente independente, não é influenciável”, afirmou sobre o atual primeiro-ministro.

Referiu ainda que “não é um político estilo António Costa e muito menos estilo partidos populistas. É outro estilo de discurso, envolvente, difícil de acompanhar por causa dessa envolvência. É um estilo com outro tempo”.

Sobre o anterior chefe de Governo, Marcelo considerou que “António Costa era lento, por ser oriental”.

“O Montenegro não é oriental, mas é lento, tem o tempo do país rural, embora urbanizado. Faz-me lembrar o antigo PSD (Partido Social Democrata), que era isso. O PS (Partido Socialista) era Lisboa, a grande Lisboa, as áreas metropolitanas, e o PSD era o resto do país, sobretudo o Norte e o Centro-Norte.”

Marcelo afirma ainda sobre Montenegro: “Todos os dias, tenho surpresas, porque ele é imaginativo e tem uma lógica de raciocínio como sendo de um país tradicional. É estimulante, mas, para mim, dá muito trabalho”.

Segundo o Presidente, Montenegro “formou Governo de forma impensável. Convidou cada ministro sem ninguém saber quem eram os outros ministros. Encontraram-se de surpresa no fim da história. Ele começou a convidar os ministros na manhã do dia em que ia entregar a lista. É um risco”.