Número de desempregados sobe pelo sexto mês consecutivo

Acumulação de salário com subsídio de desemprego só abrange contratos de pelo menos 6 meses

Existem mais de 317 mil pessoas inscritas no IEFP, mais 1,7% face ao mês anterior.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) registou um aumento do número de desempregados desde junho de 2023, sendo a sexta subida consecutiva registada em Portugal.

Em dezembro, o número de desempregados inscritos chegou aos 317 mil, mais 1,7% do que no mês anterior.

A nível regional, os dados divulgados hoje mostram que nem todas as regiões do país estão a viver esta evolução de igual forma.

O mês de dezembro apontou um aumento em termos homólogos, com o valor mais acentuado na região do Alentejo (+9,6%) , enquanto a Madeira mostra que houve uma quebra de 24%. Já os Açores são uma exceção, já que os níveis de desemprego na região caíram em 0,6%.

No mês em analise, dos 277.329 desempregados que estavam inscritos como candidatos a um novo emprego no centro de emprego do Continente, cerca de 72,8% tinham trabalho no setor os “Serviços” destacando as “Atividades Imobiliárias, Administrativas e de Serviços de Apoio” (32,4%), já 19,6% estavam inscritos no setor “Secundário”, com destaque para a “Construção” (6,2%)  e o setor “Agrícola” pertenciam 5,1% do número de desempregados.

Os dados mostram que, no final de dezembro,  as ofertas de emprego por satisfazer em ficheiro no IEFP totalizavam 10.353 nos serviços de emprego de todo o país.