Padre acusado de abuso sexual e tráfico pessoas

Arcebispo de Braga reconhece
Envato

O padre António Fernandes Pinto terá escravizado e abusado sexualmente um homem incapaz que estava a seu cargo.

A Polícia Judiciária anunciou esta manhã a detenção de um homem de 63 anos pelos crimes de tráfico de pessoas e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência.

Sabe-se agora que o detido é António Fernandes Pinto, padre em Foz Côa.

Em comunicado, a PJ explica que os crimes remontam ao ano de 2017.

Nessa altura, o suspeito foi nomeado pelo tribunal tutor da vítima, “tendo-a acolhido na sua residência, oferecendo-lhe trabalho, em troca de alojamento e alimentação, sem qualquer outro pagamento”, naquilo que parecia ser um ato de caridade. De acordo com o Jornal de Notícias, dois antes, o padre já teria aceitado tomar conta do homem.

Mas a aparente bondade do suspeito iria revelar-se bastante questionável.

A vítima, um homem agora com 44 anos de idade, apresentava incapacidades psíquicas com o padre a aproveitar-se da “especial vulnerabilidade da vítima” para depois “exigir-lhe serviços sexuais, fechando-o em casa e vedando-lhe qualquer contacto com o exterior quando recusava aceder aos seus propósitos”, segundo explica a PJ.

Através da Diretoria do Norte e dos mandatos emitidos pelo DIAP da Maia, foram efetuadas buscas domiciliárias e não domiciliárias que culminaram na detenção do suspeito, sem antecedentes criminais, que será presente para primeiro interrogatório para lhe serem aplicadas as medidas de coação.

A vítima será institucionalizada num centro de acolhimento especializado.