Portugal em 34.º na Posição do Índice de Perceção da Corrupção

Portugal Em 34o Na Posicao Do Indice De Percecao Da Corrupcao
Reprodução X

A organização Transparência Internacional (TI) divulgou esta terça-feira o ranking dos países com mais corrupção.

O combate à corrupção em Portugal continua sem efeito e o país é apontado como um dos países da Europa com mais falhas a nível da integridade política.

No documento hoje divulgado, a organização relembra a demissão do antigo primeiro-ministro António Costa, no âmbito da “Operação Influencer” e afirma que é necessária uma melhoria na regulamentação da matéria de ‘lobbying’ que devia ser uma prioridade.

Portugal desceu apenas um ponto em relação ao ano passado, numa escala de 0 a 100 sendo que 100 representa países muito transparentes e 0 muito corruptos. Portugal encontra-se com uma pontuação de 61.

A “TI” publicou na sua rede social “X”, antigo Twitter, que “Portugal obteve uma pontuação de 61 em 100, voltando a igualar a pontuação de 2020, a pior registada nos últimos 12 anos.” 

https://twitter.com/transparenciapt/status/1752212024535261614 

No ranking dos países, a Dinamarca e a Finlândia são os países com a melhor classificação, enquanto Espanha, Itália e Grécia apresentam uma posição inferior a Portugal.

O CPI (Índice de Perceção de Corrupção), alerta que em termos gerais a grande parte dos países não apontou quaisquer progressos no entrave à corrupção no setor público e que, pelo 12.º ano consecutivo, este manteve uma média global de 43 pontos.