Presidente do Brasil já foi recebido no Palácio de Belém

Presidente do Brasil já foi recebido no Palácio de Belém
REUTERS/Rodrigo Antunes


Marcelo Rebelo de Sousa recebeu Lula da Silva neste primeiro dia de agenda pública do chefe de Estado do Brasil.

Depois de um encontro privado no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa e Lula da Silva deram uma conferência de imprensa conjunta na Sala das Bicas. Mostrando-se satisfeito com a presença do homólogo brasileiro em Portugal e a participação na Cimeira luso-brasileira, o chefe de Estado português falou sobre novos horizontes, acordos e do futuro mas também sobre a paz.

Lula admite que Rússia começou a guerra contra a Ucrânia e esclareceu que nunca igualou os dois países, ressalvando que conhece os princípios da integridade territorial. Porém, manteve as críticas ao envolvimento da União Europeia no conflito, afirmando que “se não faz paz, contribui para a guerra”.

O presidente do Brasil pediu diálogos pela paz mas o homólogo português entende o diálogo só é possível com a retirada das tropas russas. Marcelo Rebelo de Sousa reiterou que a posição portuguesa sobre a guerra é a condenação das ações russas na Ucrânia e insistiu que “faz sentido aplicar as resoluções das Nações Unidas, apoiadas por uma esmagadora maioria”.

Ainda em Belém, o presidente do Brasil prometeu que as relações entre Portugal e Brasil vão “melhorar muito” num futuro próximo e disse querer que aconteçam “coisas mais positivas” entre os dois países.

Lula da Silva já está no Centro Cultural de Belém, onde irá presidir, em conjunto com o primeiro-ministro António Costa a uma cimeira entre os dois países após um interregno de sete anos, com pelo menos 13 acordos bilaterais para assinar.