Tabaco aquecido: O que é mito e o que é verdade?

Tabaco Aquecido O Que E Mito E O Que E Verdade
Envato

Saiba quais são diferenças entre os dois tipos de tabaco no dia em que o tabaco aquecido conhece novas normas. 

Já deve ter recebido a notícia que, a partir de hoje, o tabaco aquecido vai seguir novas normas sendo comparado ao tabaco convencional.

Muitos acreditam que o tabaco aquecido é menos prejudicial para a saúde, um mito por muitos aceite. Os PTA (Produtos de Tabaco Aquecido) são uma forma de evitar o uso de tabaco convencional como uma alternativa mais saudável, mas até que ponto?

A verdade é que os PTA apresentam as mesmas substâncias que existem no tabaco, como a nicotina e outras substâncias altamente aditivas, que produzem os mesmos efeitos a longo prazo.

Como estes produtos apresentam-se, em teoria, como menos prejudiciais, muitos acreditam que podem levar à normalização do tabagismo e do duplo uso do tabaco. Especialistas explicam também como estes produtos podem ser uma tentação para os não fumadores e menores de idade, onde já se vê um uso acrescido.

Dados disponibilizados pela OMS através do novo relatório sobre as tendências mundiais do tabagismo, indicam que 10% dos jovens na faixa etária dos 13 aos 15 anos em todo o mundo consomem um ou mais tipos de tabaco. Um valor que equivale a 37 milhões de adolescentes onde se incluem, pelo menos, 12 milhões que utilizam os novos produtos.

Os PTA minimizam riscos?

Não, como contêm as mesmas toxinas, mesmo que em menores quantidades, estes produtos não diminuem o risco de doenças.

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia não recomenda por isso a sua utilização e alerta para os riscos, aconselhando à não iniciação de qualquer forma de consumo de tabaco.

Alguns estudos independentes afirmam que existe uma concentração mais elevada de formaldeído em tabaco aquecido do que em tabaco convencional para além de reduções pouco significativas na composição do mesmo em relação a outras toxinas, como a acroleína (18%) e o benzaldeído (50%). De salientar que, relativamente ao nível de nitrosaminas específicas do tabaco aquecido, este é um quinto da percentagem que é possível encontrar no tabaco convencional.

As investigações indicam também que os níveis de nicotina e alcatrão são praticamente idênticos aos de um cigarro convencional.

Tabaco Aquecido vs Tabaco Convencional

O principal indicativo de diferenciação é a maneira utilizada para a combustão do tabaco. Enquanto no tabaco convencional a combustão é feita através da queima, no tabaco aquecido a combustão é menor, devido ao dispositivo utilizar níveis mais baixos, a dita combustão “zero”.

Outros indicativos passam pela utilização de um isqueiro, do fumo produzido, que no tabaco convencional é mais incomodativo em comparação com o do tabaco aquecido, e as cinzas que são produzidas durante a forma convencional de fumar.