O relatório criminal revela que a maioria (24 900) foram realizados com recurso a arrombamento, escalamento ou pelo método de chave falsa. Outros 12 612 foram cometidos por outros métodos, não discriminados. Há ainda registo de 1 525 roubos a casas – ou seja, com recurso a violência – e ainda 11 783 assaltos a áreas anexas, sendo elas garagens, anexos e logradouros.

No âmbito destas investigações, a Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 801 pessoas, desde o ano de 2019 até 2022, sendo que este último ano se destaca pelo aumento considerável de detenções. Em 2019 foram 120 os detidos e em 2022 o número mais do que triplicou, com 398 detenções.

A PSP revela ainda que, nos últimos quatro anos, recebeu 7 229 pedidos de vigilância a casas, programa dirigido aos cidadãos em períodos de ausências prolongadas. Destas vigilâncias, 20 residências foram alvo de assalto, tentado ou consumado.

Deverá sempre informar a PSP da sua área de residência da ausência do domicílio, diretamente na esquadra ou por intermédio do site do programa Verão Seguro – preenchendo os campos do formulário, ficará a saber qual a esquadra da PSP ou posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) mais próximo da sua área de residência.

Caso tenha de se ausentar durante algum tempo do seu endereço, por motivo de férias ou outro, siga os conselhos da PSP:

– Durante os períodos de ausência, garanta que portas e janelas ficam bem trancadas;

– Se pretender publicitar ausências, nomeadamente através das redes sociais, faça-o após regressar;

– Denuncie sempre este crime à PSP, ainda que tenha sido apenas uma tentativa;

– Solicite a alguém da sua confiança que recolha o correio para que a caixa não fique cheia;

– As portas de acesso às áreas comuns e/ou via pública devem estar sempre trancadas;

– As redes de solidariedade entre vizinhos são um dos meios mais eficazes de prevenção deste tipo de criminalidade: caso detete pessoas estranhas nos acessos à residência de outra pessoa, tente contactá-la e avisá-la.

– Em caso de dúvida alerte a esquadra da PSP mais próxima para despiste da situação.

FONTE© Envato