Esteve em Portugal e ficou encantada. Apesar da sua família ter origens portuguesas, Barbara França nunca tinha visitado Lisboa. A verdade é que a atriz, que já desempenhou vários papéis na Record TV, conheceu a capital portuguesa e de cá não queria sair. 

Muitos visitantes consideram Lisboa encantadora. Concordas?

Sim, e não é segredo nenhum. Até fico arrepiada. Estar aí e poder ver toda essa beleza de perto foi indescritível.

De que maneira é que Portugal te completou?

Acho que a coisa mais maravilhosa do país é a qualidade de vida, é a segurança. É incrível podermos andar à noite sem qualquer problema, sentirmo-nos seguros.

Que diferenças encontras entre Portugal e o Brasil?

Eu amo o meu país, é lindo. Tenho muito orgulho do meu país, mas o que mais me encantou em Portugal de facto foi a segurança. Pode-se apanhar o metro, um autocarro a qualquer hora do dia sem nos sentirmos inseguros.

Quando estiveste em Portugal sentiste falta de alguma coisa ou de alguém que estava no Brasil?

A minha família, sem dúvida. Estou sempre com eles. Nunca tinha viajado sozinha para outro país e o coração começou a apertar. [risos] Mas acho que, apesar da comida daí ser maravilhosa, o bacalhau, o pão, o queijo, o vinho, tive – tenho de confessar – saudades do arroz e feijão do Brasil. [risos] O arroz e o feijão não são a mesma coisa em Portugal. Encontrei vários restaurantes brasileiros aí, o que é ótimo, mas mesmo assim não é a mesma coisa.

Qual foi a primeira coisa que quiseste fazer quando chegaste a Portugal?

Comer bacalhau. Adoro bacalhau. Cheguei às sete horas da manhã a Lisboa, fui deixar as malas ao apartamento e saí para almoçar. E, claro, pedi bacalhau e uma taça de vinho. Aí sim eu senti que já estava em Lisboa.

E que outros sítios, em Portugal, tinhas vontade conhecer?

Queria muito conhecer o Algarve. Estava a trabalhar todos os dias, a conhecer Lisboa, mas queria muito conhecer as praias do Algarve, até porque no Brasil são muito faladas. Acabei por visitá-las com a minha mãe – que entretanto foi ter comigo a Portugal – e adorámos!   

Quais as maiores diferenças entre fazer novelas no Brasil e em Portugal?

Sinto que é uma diferença apenas cultural. Adorei os portugueses, que me receberam superbem. Senti que a principal diferença é que no Brasil somos mais do ‘toque’, mais calorosos e acho que isso tem a ver com o clima, muito tropical. Aí senti que não podia ser tanto assim, até porque me explicaram que as pessoas são mais comedidas. E isso foi, sem dúvida, um grande desafio para mim, como seria para qualquer outro brasileiro em Portugal. Sinto que foi uma ‘desconstrução’ que tive de fazer. [risos]

Porque escolheste ser atriz?

Acho que poder viver várias vidas numa vida só é incrível. É uma profissão que está sempre a desafiar-me, porque eu saio da minha zona de conforto e adoro isso. Tenho algumas dificuldades com mudanças. Muitas vezes são boas, mas são sempre difíceis. Ser atriz impossibilita-nos de ficar acomodados e isso desafia-me. Cada personagem traz novas aprendizagens e mudanças físicas que se calhar eu nunca faria, como mudar a minha cor de cabelo.

E sentes que a mudança para Portugal, mesmo que só por uns meses, foi um dos maiores desafios que enfrentaste?

Claro que sim. Estar noutro país, numa outra cultura. O idioma é parecido, mas foi complicado. [risos] Foi uma grande experiência e uma mudança muito rápida. Mas foi muito boa e senti-me muito feliz!

Como descreverias Lisboa numa palavra.

Uma palavra é muito difícil… mas diria encantadora.

 

FONTERecord TV Europa