Guga Rocha viaja até Itália para mostrar tudo sobre as trufas brancas!

Como se confeciona? Qual é o processo? Descubra agora!

Conhecida pelas famosas e deliciosas pizas, risotos e pastas, Itália é um autêntico paraíso para os amantes da boa comida. O chef Guga foi até ao país para conhecer um pouco melhor um alimento desconhecido por muitos: as trufas brancas.

Ingrediente requintado e exclusivo

As trufas são grandes estrelas nos restaurantes italianos mais sofisticados do mundo! Há três tipos: brancas, negras e de verão.

O chef Guga foi à caça das trufas brancas, este cogumelo selvagem que nasce debaixo da terra. A localização mais nobre e famosa localiza-se num bosque da cidade de Alba, no norte de Itália. E, claro, acompanhou o processo de preparação de um prato feito apenas com dois ingredientes e finalizado com este produto caríssimo e sofisticado.

A caça à trufa

É num bosque bem húmido que Guga Rocha parte à procura deste ingrediente. Com a ajuda de dois cães altamente treinados, o chamado trufeiro remexe a terra e retira a trufa do solo sem a partir.

Já com algumas trufas na mão, o chef foi para a cozinha e aprendeu a cozinhá-las! Com a ajuda de um outro chef italiano, Guga conheceu um prato muito apreciado na gastronomia: tajarin al burro – uma preparação tradicional de massa com manteiga!

A confeção do tajarin al burro

Primeiramente, começa-se por cozinhar a massa tajarin – típica da região – em água com uma pitada de sal.

Já numa frigideira, coloca-se um pouco de manteiga e duas colheres de sopa da água da cozedura da massa. Mexa bem e adicione a massa tajarin previamente cozida. Misture bem e sirva num prato. De seguida, adicione o ingrediente fundamental para o prato: as raspas de trufa branca!

Veja a reportagem completa de Guga Rocha na cidade de Alba, em Itália: