Investigadas festas ilegais no confinamento em Downing Street

Boris Johnson arrisca ser investigado por violar confinamento

Confirmação surgiu depois de se ter confirmado mais um ajuntamento para celebrar o aniversário de Boris Johnson.

O escândalo “Partygate” parece não ter fim à vista. As investigações da imprensa britânica dão conta de, pelo menos, 15 festas e ajuntamentos ilegais no interior da residência oficial do primeiro-ministro britânico, enquanto vigoravam restrições de combate à covid-19.

O mais recente evento a juntar-se à lista foi o de comemoração do aniversário de Boris Johnson, a 19 de junho de 2020. De acordo com a ITV News, a festa organizada por Carrie Johnson contou com 30 convidados e nem todos eram elementos do staff do número 10 de Downing Street.

A notícia adensou ainda mais o descontentamento dos britânicos que, nas últimas horas, tornaram viral uma publicação da conta do Twitter de Boris Johnson, publicada no alegado dia da celebração. O líder do Executivo partilhou a carta de uma criança, que afirma que cancelou a festa de aniversário devido às regras e preocupações com a pandemia.

Boris Johnson volta assim a ser pressionado para se demitir, com pedidos de todas as alas do Parlamento, incluindo do próprio Partido Conservador. Na manhã desta terça-feira, a Polícia Metropolitana confirmou que vai investigar a série de eventos que decorreram em Downing Street nos últimos dois anos, possivelmente para aplicar multas para todos os envolvidos.