Marselha visita Benfica sem adeptos nas bancadas

marselha visita benfica sem adeptos nas bancadas
© REUTERS

O jogo desta noite não terá claques francesas nas bancadas, uma reação do clube português ao anúncio de que os adeptos encarnados não poderiam ver o desafio em Paris.

Esta noite no estádio da Luz, o Benfica recebe o Marselha, em jogo da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Para o clube português a prova europeia é, nesta fase, uma competição que poderá salvar a época, uma vez que a derrota com o Sporting no último fim de semana deixou os encarnados mais afastados da liderança da I Liga.

Ontem, em conferência de imprensa, o treinador do Benfica, entre elogios ao sétimo classificado do campeonato francês, mostrou confiança de que a sua equipa vá além dos quartos-de-final da Liga Europa. “É uma grande competição, claro. Adoramos jogar a Liga dos Campeões, mas, quando já não fazes parte, a Liga Europa é uma grande competição. Se vires as equipas apuradas para os quartos de apurado, vês a qualidade da equipa. O facto de o Benfica chegar a esta fase da temporada ainda nas provas internacionais é muito bom. Sabemos que, se jogarmos ao nosso melhor, os quartos de final não serão o último passo. Cabe-nos aproveitar esta oportunidade e a experiência da temporada passada. Temos muita experiência em situações internacionais, e, com a forma que temos, será muito bom para o que resta da temporada. Gosto de jogar futebol internacional”.

Por outro lado, o treinador do Marselha, Jean-Louis Gasset, referiu que os encarnados são uma equipa experiente. “O Benfica trabalha muito bem há muitos anos. Vamos ter um jogo com um clube histórico, que já venceu a Liga dos Campeões. O Benfica é uma mescla de jogadores muito experientes, como Otamendi e Di Maria, mas também de jogadores jovens que estão prestes a explodir e mostrar-se na Europa”.

Porém, o desafio desta noite está marcado por uma polémica fora das quatro linhas. Na sequência do anúncio feito pela polícia francesa de que não estavam reunidas as condições para garantir a segurança do jogo da segunda eliminatória, a 18 de abril, devido a possíveis conflitos entre adeptos portugueses e franceses, os apoiantes do Benfica seriam impedidos de estar nas bancadas do Vélodrome, em Marselha.

Face à irredutibilidade das autoridades francesas, o Benfica anunciou que adotará uma medida equivalente, não permitindo que adeptos franceses estejam hoje nas bancadas da Luz, anulando os bilhetes comprados pelos apoiantes do Marselha e devolvendo o respetivo dinheiro.

A situação originou negociações entre os clubes e a UEFA, mas tudo indica que se manterá inalterada.