Roberto Martínez: Quem é o novo selecionador nacional?

Roberto Martínez está em Riade
REUTERS/Rodrigo Antunes

É espanhol, tem 49 anos e é o novo selecionador português. Roberto Martínez prepara-se para mais um desafio à frente de uma seleção.

Nos últimos seis anos, Martínez foi selecionador da Bélgica. O técnico de 49 anos deixou o cargo após a eliminação prematura no último Campeonato do Mundo, durante a fase de grupos.

Foi com Roberto Martínez que a Bélgica chegou às meias-finais do Mundial 2018. A seleção ficou no terceiro lugar, alcançando a melhor classificação de sempre do país, que passou a liderar o ranking da FIFA até março do ano passado.

No último Europeu, foi precisamente a Bélgica, com Martinez, que eliminou Portugal nos oitavos de final.

Antes de chegar ao comando da seleção belga, Martínez treinou o Swansea, clube onde iniciou a carreira como técnico de futebol, o Wigan e o Everton, em Inglaterra. Ao serviço do Swansea conquistou a League One, terceira divisão do futebol inglês, em 2007/08, e venceu também a  Taça de Inglaterra pelo Wigan, na época 2012/13. 

O treinador espanhol teve um passado modesto como jogador de futebol, tendo representado clubes como  Zaragoza B, Zaragoza e Balaguer, antes de se ter mudado para o Reino Unido, em 1995. Lá representou o Wigan Athletic, o Motherwell (Escócia), o Walsall, o Swansea City (País de Gales) e o Chester City, antes de se retirar da carreira como jogador, aos 33 anos. 

A chegada de Martínez acontece após a saída de Fernando Santos, que estava no cargo de selecionador nacional desde setembro de 2014.

O treinador espanhol vai agora começar a preparar os jogos de março de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, na Alemanha.