Morreu Alexei Navalny, o rosto da oposição a Putin

Morreu Alexei Navalny O Rosto Da Oposicao A Putin 2
© REUTERS

O principal crítico do Kremlin estava detido numa prisão na inóspita região de Yamalo-Nenets. 

A notícia da morte do ativista anticorrupção foi dada esta sexta-feira pelos serviços prisionais da Federação da Rússia. Alexei Navalny tinha 47 anos e era o principal líder da oposição a Vladimir Putin. 

O ativista tornou-se popular online, onde, através do seu blogue, começou por denunciar esquemas de corrupção e relações opacas que envolviam empresas estatais russas, interesses privados e governantes.

“A 16 de fevereiro de 2024, na colónia prisional n.º 3, o recluso Alexey Navalny sentiu-se mal depois de uma caminhada, perdendo quase imediatamente a consciência”, informa o comunicado.

“O pessoal médico da instituição chegou imediatamente ao local e foi chamada uma equipa de emergência médica. Foram efetuadas todas as medidas de reanimação necessárias, mas sem resultados positivos”, refere o documento.

“Os médicos de urgência confirmaram a morte do condenado”, conclui.

Alexei Navalny estava a cumprir 19 anos de prisão, condenado por vários crimes contra o estado russo. Porém, a sua defesa sempre defendeu que a pesada pena era apenas uma forma de silenciar as suas críticas ao Kremlin e ao Presidente Vladimir Putin. Em 2021 o ativista recebeu o Prémio Sakharov, atribuído pelo Parlamento Europeu, que distingue a liberdade de pensamento.

Em dezembro passado, o ativista esteve vários dias em paradeiro incerto, quando foi transferido de um estabelecimento prisional na província de Vladimir para uma penitenciária na remota região de Yamalo-Nenetsremota, perto do Círculo Polar Árctico.