Quatro pessoas ficam feridas durante incêndio em Espanha

Quatro pessoas ficam feridas durante incêndio em Espanha
REUTERS/Lorena Sopena

Vítimas eram passageiros de um comboio que tentaram escapar às chamas que lavram em Bejís, na província espanhola de Castelló.

São por esta alturas as vítimas dos incêndios florestais em Espanha a inspirar maios cuidados. Quatro pessoas ficaram feridas quando tentavam escapar às chamas que lavram em Bejís, na província espanhola de Castellló na região valenciana.

O incidente ocorreu quando os passageiros de um comboio que fazia a ligação entre Valência e Saragoça tentara fugir das chamas.

O motorista da composição teve de parar para voltar para trás devido ao fumo e cinza existentes no local. Nessa altura, cerca de 20 passageiros tiveram de receber assistência depois de deixarem a composição para tentar escapar às chamas. Quatro ficaram feridos com queimaduras graves, incluindo uma jovem de 15 anos.

O incidente está mesmo a ser investigado, para determinar por que razão o comboio avançou no trajeto com o incêndio ativo na zona.

As altas temperaturas vividas na região tal como os ventos errantes têm dificultado o combate ao fogo tal como revelam as imagens que mostram os bombeiros a fugir das chamas descontroladas.

Pelo menos três operacionais já ficaram feridos de forma ligeira.

Nas últimas 24 horas a área ardida passou de 600 para 4 mil hectares. Quatro localidades tiveram de ser evacuadas.

Mais a sul, em Vall d’Ebo, o incêndio já queimou 11500 hectares com um perímetro circular de 80 quilómetros. O fogo tem atualmente três frentes ativas com os operacionais a manterem a esperança de que a chuva prevista para o território ajude no controlo das chamas.  

De acordo com números do Sistema Europeu de Informação, já arderam este ano em Espanha 270 mil hectares de terreno, quatro vezes mais do que a média anual do país.