Russa interrompe telejornal com cartaz contra guerra

Russa interrompe telejornal com cartaz contra guerra

Presidente da Ucrânia já agradeceu à jornalista. Veja o vídeo.

Uma jornalista russa interrompeu um noticiário em direto, entrando no estúdio com um cartaz contra a guerra e a propaganda russa.

Marina Ovsyannikova segurava um cartaz onde podia ler-se: “Sem guerra. Parem com a guerra. Não acreditem na propaganda, eles dizem mentiras aqui. Russos contra a guerra”.

O presidente ucraniano já endereçou uma mensagem de agradecimento à jornalista, afirmando estar-lhe “grato por tentarem espalhar a verdade”.

“Estou grato a todos os russos que não se cansam de dizer a verdade, que estão a lutar contra a desinformação e a contar a realidade aos seus amigos e familiares, e pessoalmente àquela mulher que foi para o estúdio do Canal Um com um cartaz antiguerra”, afirmou Zelensky.

Marina Ovsyannikova foi detida. Desconhece-se o paradeiro da jornalista e grupos de defesa dos direitos humanos denunciam o seu desaparecimento, mais de 12 horas após a sua detenção.

Recorde-se que, desde o início do mês, a legislação russa criminaliza a publicação de “fake news” sobre a guerra na Ucrânia com penas de até 15 anos de prisão.