Rússia trava fornecimento de gás à Finlândia

Rússia suspende fornecimento de eletricidade à Finlândia 
Pexels/ Baptiste Valthier

Corte de gás vai acontecer a partir das 7h00 deste sábado. Empresa estatal finlandesa de gás já confirmou a informação.

A Rússia vai interromper o fornecimento de gás à Finlândia já a partir do próximo sábado. A informação já foi confirmada pela Gasum, a empresa estatal finlandesa de gás Gasum.

Apesar do processo de entrada da Finlândia na NATO, a razão fornecida pela Gazprom, a empresa russa de gás e Petróleo, é que a Finlândia, à semelhança da Polónia e da Bulgária, recusou-se a pagar o pelo gás fornecido em rublos, algo que começou a ser exigido pela Rússia desde abril.

O gás representa atualmente cerca de 5% do consumo total de energia da Finlândia, sendo que dessa percentagem, 90% é fornecido pela Rússia.

As indústrias e algumas empresas poderão ser as mais afetadas pelo corte energético pelo que as famílias norueguesas não apresentam uma grande dependência do gás.

Finlândia procura outras fontes de abastecimento

De forma a garantir o abastecimento de gás, a Gasum já procurou alternativas, estando a planear importar gás de outras fontes através do gasoduto Balticconnector, entre a Finlândia e a Estónia.

“Temos estado cuidadosamente a preparar-nos para esta situação e garantimos que não haja disrupções na rede de distribuição de gás. Seremos capazes de fornecer gás aos nossos clientes nos próximos meses”, confirmou o diretor-executivo da Gasum, Mika Wiljanen.