Violência policial: Detidos polícias envolvidos na morte de afro-americano

Violência policial: Detidos polícias envolvidos na morte de afro-americano
REUTERS

Tyre Nichols morreu na sequência de uma “operação stop” nos EUA. Autoridades vão divulgar vídeo da detenção do jovem de 29 anos.

Cinco ex-polícias foram detidos, acusados de homicídio em segundo grau pela morte de Tyre Nichols. O cidadão afro-americano morreu no passado dia 10 de janeiro, três dias após uma violenta operação de trânsito. Nichols mandado parar no bairro de Hickory Hill, em Memphis, por suposta realizar uma condução imprudente. Após um confronto com a polícia, o jovem tentou fugir a pé, sendo depois apanhado e detido com recurso à violência.

As autoridades de Memphis, nos Estados Unidos, explicaram que os agentes, agora detidos, “violaram as regras”. Os agentes já tinham sido demitidos das forças policiais, enfrentando agora as acusações de homicídio, agressão agravada, sequestro agravado, má conduta policial e opressão policial.

O chefe da polícia de Memphis, Cerelyn Davis, descreveu o incidente como uma “falha de humanidade básica”.

A polícia vai hoje divulgar um vídeo da detenção do jovem de 29 anos, no qual são reveladas as imagens do que realmente aconteceu. A família clama que o jovem foi espancado até à morte. Numa entrevista à CNN, os pais explicam que Tyler foi agredido até ficar totalmente desfigurado tendo sido pontapeado “como se fosse uma bola de futebol”.