Estátua de Dani Alves no Brasil vai ser removida

estatua de dani alves no brasil vai ser removida
© REUTERS

O ex-futebolista brasileiro foi condenado em Espanha a quatro anos e meio de prisão pela violação de uma mulher numa discoteca. Encontra-se em liberdade provisória.

O nome do ex-internacional brasileiro Dani Alves voltou a ser falado, mas desta vez o que está em causa é uma estátua em sua homenagem instalada em Juazueiro, no estado brasileiro da Bahia, terra-natal do futebolista.

O facto de ter sido condenado em Espanha por um crime de violação fez com que a figura em metal colocada numa praça da cidade brasileira tenha sido já várias vezes vandalizada.

estatua de dani alves no brasil vai ser removida_1
A polémica estátua de homenagem a Dani Alves, instalada em Juazeiro, município brasileiro no Estado da Bahia, com marcas de vandalismo | © D.R.

Hoje o Ministério Público (MP) da Bahia indicou que a estátua será retirada, uma vez que a legislação proíbe que fundos públicos sejam utilizados para homenagear pessoas vivas.

“A administração municipal encaminhou ao MP cópia do Processo Administrativo nº 295/2019, do Pregão nº 137/2019 e os processos de pagamento referentes à aquisição da estátua de Daniel Alves, que atestam que se trata de bem público adquirido com recursos públicos, sendo que não é permitido homenagear pessoa viva com bem público”, lê-se no documento.

A polémica à volta da estátua de Dani Alves não é recente e várias petições públicas exigiam a sua remoção. Depois de ter sido detido a 20 de janeiro de 2023, o ex-futebolista encontra-se em liberdade provisória, após pagar uma fiança de um milhão de euros.

O antigo defesa do Barcelona está obrigado a comparecer todas as semanas no Tribunal Provincial da Catalunha, em Espanha, e teve de entregar às autoridades os seus dois passaportes por considerar-se que existia perigo de fuga para o estrangeiro.