Ferido grave do acidente aéreo em Ponte de Sor helitransportado para São José

Acidente de trabalho com dois mortos na fábrica da Repsol em Sines

O ferido grave resultante da queda da aeronave de instrução ocorrida hoje no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor (Portalegre) foi helitransportado para o Hospital de São José, em Lisboa, revelou fonte da Proteção Civil.

“O ferido está a ser transportado, de helicóptero, para o Hospital de S. José”, disse à agência Lusa a fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo.

A Lusa constatou no local que o helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que aterrou na pista do aeródromo por volta das 17:15, levantou voo às 17:58.

O alerta para a queda da aeronave de instrução, com dois homens a bordo, foi dado às 15:49, provocando, além do ferido grave, uma vítima mortal.

Ao contrário do que inicialmente avançou, de que o homem que morreu teria 40 anos e o ferido 22 anos, o comando sub-regional da Proteção Civil corrigiu agora as idades das vítimas.

“A vítima mortal tem 36 anos” e seria “o piloto e instrutor” e o ferido “tem 19”, disse a mesma fonte à agência Lusa.

Segundo a Proteção Civil, a aeronave acidentada é um Cessna de instrução.

A Lusa, que se encontra no aeródromo a acompanhar a Cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, cujos trabalhos foram suspensos a seguir ao acidente, apercebeu-se, através do barulho, da queda da aeronave.

Testemunhas relataram à Lusa que a avião teria “acabado de levantar voo” quando “fez uma espécie de pirueta e caiu”.

A aeronave ficou junto da pista do aeródromo e os meios de socorro deslocaram-se de imediato para o local.

As operações de socorro mobilizaram 24 operacionais, apoiados por nove viaturas e o helicóptero do INEM.

Este acidente ocorreu horas depois de um outro, a poucos quilómetros, na zona de Montargil, também no concelho de Ponte de Sor, envolvendo um avião ultraleve, que provocou dois feridos graves.