Funcionário de escola abusa de crianças em Loures

Polícia Judiciária
© D.R.

Um trabalhador de uma escola de Loures foi detido por suspeitas de abusar sexualmente de, pelo menos, quatro rapazes menores.

São para já quatro crianças, rapazes entre os sete e os nove anos de idade, as vítimas apuradas pela brigada de crimes sexuais de Lisboa e Vale do Tejo da Polícia Judiciária. A investigação arrancou muito recentemente quando os pais dos menores reportaram alguns relatos dos filhos. Primeiro aos responsáveis de uma escola em Loures e depois à PJ.

O suspeito, um homem de 26 anos, começou a trabalhar em setembro do ano passado no projeto da Câmara de Loures para ajudar a integrar minorias nas escolas. No mesmo protocolo trabalham outros cinco funcionários, que circulam pela rede escolar do município. Para exercer estas funções, o suspeito tinha livre acesso para circular nos estabelecimentos escolares e interagir com as crianças.

Nesse contexto, terá abordado os meninos na casa de banho, tocado nos órgãos genitais, além de conversas inadequadas.

Segundo a PJ, os crimes terão começado já este ano, três meses depois de entrar ao serviço na escola básica do concelho. As autoridades acreditam que o número de vítimas possa aumentar nesta fase de investigação ao caso.

O homem foi detido na sexta-feira, dia em que foram também efetuadas buscas à casa do suspeito. Ainda na sexta-feira foi ouvido por um juiz de instrução criminal de Loures. Ao suspeito, por perigo de continuação dos crimes, o juiz decretou a prisão preventiva, como medida de coação.